terça-feira, 10 de julho de 2007

Gaia ardente

Neve em Buenos Aires,vulcões em erupção, calor extremo na Califórnia.
A terra está reagindo as loucuras do homem, ela é mais poderosa que nossa vã consciência pode alcançar.
“As reações do planeta às ações humanas podem ser entendidas como uma resposta auto-reguladora desse imenso organismo vivo, Gaia, que sente e reage organicamente. A emissão de gás carbônico, de clorofluorcarbonetos (CFCs), de desmatamentos dos biomas importantes como a floresta amazônica, a concentração de renda, o consumismo e a má distribuição de terra podem causar sérios danos ao grande organismo vivo e aos outros seres vivos, inclusive ao ser humano. Por conta disso, há aumento do efeito-estufa, a intensidade de fenômenos climáticos intensos, o derretimento das calotas polares e da neve eterna das grandes montanhas, a chuva acida, a miséria e a exclusão humana.”
Desde 1969 o homem tem conhecimento desse fato relatado pelo investigador britânico James E. Lovelock, afirmando que “a biosfera do planeta é capaz de gerar, manter e regular as suas próprias condições de meio-ambiente.”
Mesmo assim a ganância gerada pela necessidade de acumulação constante do homem, tem tornado a vida na terra cada vez mais difícil, o que me preocupa é não termos um mínimo sinal de mudança de comportamento, continua sendo mais importante, para o homem, acumular montanhas de dinheiro. Gostaria de saber como esse homens, inescrupulosos, vão gastar o dinheiro acumulado em um planeta sem condições de vida.
A Terra está entrando em um estado febril que pode durar mais de 100 mil anos”.